Vamos

quarta-feira, dezembro 31, 2008

Viva o Marismo-Soarismo



«Eu sei que o Primeiro-ministro deu a entender que as coisas vão melhorar em 2009. Sobre certo aspecto ele tem razão, mas o grande problema é o desemprego e a falência das grandes empresas e das pequenas empresas, pequenas e médias empresas. Isso parece-me a mim gravíssimo»


«Sendo um ano de eleições pode haver muita espécie de revoltas, que poderão surgir a propósito de tudo e de nada. (...) O país poderá ficar ingovernável a partir de determinado momento»


«não gostaria de ver um ambiente político que, apesar de haver tantas eleições para o ano, se degradasse ao nível da conflitualidade que não é significativa, que não é importante».

Mario Soares in Sol

Lá está ele a pôr paninhos quentes e desculpabilizar os seus amiguinhos do governo.
Será que está com medo do povo?

domingo, dezembro 28, 2008

Stalin,Trotsky e Lenin

















Dêem as vossas ideias!

quarta-feira, dezembro 24, 2008

Natal dos Simples




Feliz Natal a todos os companheiros cibernautas !

domingo, dezembro 21, 2008

Chulos !!!!

Este governo está mais uma vez a "chular" a função pública. Agora decidiu conceder empréstimos bancários aos funcionários e aposentados que estejam em dificuldades.
Mais poeira para os olhos do povinho. Quanto irá pagar a mais quem contaír este empréstimo?
Quem lucrará com a concessão deste empréstimo?
Segundo reza a portaria o Estado propõe emprestar dinheiro para situações de emergência:
- Doença, funeral, compra ou arrendamento de casa, realização de obras e aquisição de equipamento doméstico.

É extraordinário como se mete a saúde no mesmo saco da aquisição de um frigorifíco!

quinta-feira, dezembro 18, 2008

quarta-feira, dezembro 17, 2008

O NOSSO TEMPO



Vivemos tempos difíceis, tempos de grandes desigualdades. Aos poucos perdemos todos os dias o nosso sonho de felicidade, igualdade e, porque não, também de fraternidade. Vivemos num país com uma história cheia de feitos e glórias, com uma democracia ainda criança, onde andamos todos à procura do sentido da palavra democracia.

Nunca pensei que os ideais de Abril desenbocassem neste lodaçal em que nos encontramos. Somos portugueses vaidosos, presunçosos, atrasados, desorganizados, corruptos, invejosos, mas também somos capazes, empreendedores, honestos, lutadores, solidários e trabalhadores.

Existe, no entanto, um déficite de cidadania que é muito oportuno para que nos tem governado ao longo destes anos. Poderia aqui apresentar uma série de exemplos do nosso “atraso” como cidadãos, mas deixo para outra oportunidade. Aquilo que quero dizer é que não se pode chegar a consensos quando ainda se vive em ignorância. Vivemos tempos de ricos imensamente ricos e pobres cada vez mais envergonhados. Vivemos tempos em Portugal em que ainda é mais importante ter um automóvel, ter um filho doutor, ou roupas de marca XPTO. Vivemos ainda muito de aparências, triste sina a nossa!

Depois há a “corte”, onde vivem os “escolhidos” de apelidos mediáticos, que são os mesmos há anos e anos, usufruindo de ganhos fabulosos, e onde as Kikis e as Kákas casam com grandes empresários que gerem as empresas explorando os trabalhadores, pondo os seus enormes lucros em paraísos fiscais, renunciando assim à sua contribuição para o progresso do país. Neste triste e consentido regabofe também lucram a maior parte dos governantes e políticos.

Tenho esperança que os meus concidadãos se comecem a interessar pelo seu país, organizando-se na troca de ideias, objectivos, vontades e trajectos, de forma a alterar o rumo perdido que temos vindo a seguir. Eu, por mim, acredito que a esperança é sempre a última a morrer e, como tal, continuo a lutar. Que cada um lute à sua maneira, mas lute!

domingo, dezembro 14, 2008

As Esquerdas

Realizou-se o tão "falado" fórum das esquerdas.

Já é tempo de se discutir de forma, construtiva e civilizada, a esquerda portuguesa.
Existe um preconceito, como se de clubes de futebol se tratasse,
em criar uma plataforma de entendimento entre as diversas forças de esquerda.
Já tentei, por diversas vezes, encontar consensos e tem sido difícil. Hoje foi importante ouvir Manuel Alegre, Francisco Louçã e Carvalho da Silva, preocupados com o rumo das nossas esquerdas.
Está na hora de agir e de nos unirmos!

«Não se trata de reescrever a história que está escrita, nem novos dogmas. Ninguém é proprietário da esquerda, ninguém tem o monopólio da verdade, ninguém é dono do futuro», frisou Manuel Alegre, acrescentando: «A nossa força está na nossa pluralidade,nas nossas diferenças, e na capacidade de construir convergências.
A reconfiguração da esquerda implica a capacidade e a vontade de construir uma perspectiva alternativa de poder».
«Este é um tempo de crise, em que não se pode ser neutro. Tempo de coragem», frisou, salientando que «é preciso ter coragem para estar ao lado dos desempregados e desfavorecidos e não, para à custa dos dinheiros públicos, salvar um banco privado que administra grandes fortunas».

quarta-feira, dezembro 10, 2008

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Assim vai a terrinha...













Hoje 1 de Dezembro celebra-se a restauração da Independência, designação dada à revolta iniciada neste de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança.

Neste dia passado vários séculos, temos um governo autoritário que nos governa a partir de uma corte de luxo . O povinho esse é distraído por vários bobos:


Ele é a "coitadinha" que tem que trabalhar pois vai ter gémeos, que peninha eu tenho dela...

Vem depois a bola e os "leões" que já vão em 3ºlugar !!!

O Palma que foi curtir para Las Vegas...


A Ferreira que se move qual mumia paralítica, nem sim nem não.

Enquanto isto o PCP celebrou mais um congresso e elegueu mais um Comité Central mas desta vez sem a aprovação de todos os camaradas. Para ser um partido mais forte o PCP declina plataformas de entendimento com outras organizações de esquerda que não sejam Marxistas-Leninistas.
Enquanto isto cá vou trabalhadando,contribuíndo assim para o progresso do país...

quarta-feira, novembro 26, 2008

Ar puro, precisa-se!



Forum das esquerdas


O líder da CGTP e militante comunista Manuel Carvalho de Silva é uma das surpresas do Fórum Democracia e Serviços Públicos, que sob o patrocínio de Manuel Alegre, vai debater as principais áreas da política social e indicar alternativas de Esquerda à política do actual Governo.
Carvalho da Silva modera um debate sobre a área do trabalho, que tem como oradores a deputada do BE (com a área sindical) Mariana Aiveca, o sociólogo Elísio Estanque o professor de direito laboral Jorge Leite.
O Fórum Democracia e Serviços Públicos tem lugar no domingo dia 14 de Dezembro, na reitoria da Aula Magna, em Lisboa, e divide-se em cinco painéis de debate, abrangendo as grandes áreas do Estado Social.


PCP fica de fora

A lista dos participantes deste encontro alargado da esquerda não inclui actuais dirigentes do PCP.
Mário Nogueira, o actual líder da Fenprof, também não estará presente no fórum, mas o seu predecessor, o renovador comunista Paulo Sucena moderará o debate sobre educação.


In "Sol"

Para grande tristeza minha, o PCP continua a fechar-se em si próprio. Nesta altura em que união é fundamental, o PCP continua a não "querer" dialogar com as outras forças de esquerda, é pena....

De Espanha nem bom vento nem bom casamento

Estou que nem posso!

Apanhei uma gripe daquelas bem agrestes, no sitio onde trabalho,
os velhotes Espanhois trouxeram este "surto" o que faz jus ao proverbio!

Safa...

terça-feira, novembro 18, 2008

EUA querem instalar campo de treino de caça-bombardeiros nas Lajes







A eventual instalação na Base das Lajes de um campo de treino para caças norte-americanos e situações laborais dos trabalhadores portugueses constam da agenda da reunião de delegações dos dois países, prevista para sexta-feira, em Washington.
Os representantes de Portugal e dos EUA vão reunir-se no âmbito da Comissão Bilateral que acompanha o Acordo de Cooperação e Defesa assinado entre os dois países e que permite a presença do destacamento militar norte-americano na base aérea portuguesa da ilha Terceira.

Em troca de umas migalhitas, mais um reforço imperialista...

"Quem dá e tira vai pró inferno..."



A Escola do Freixo, em Ponte de Lima, foi o palco escolhido por José Sócrates, na passada quarta-feira, para mais uma acção de promoção dos computadores da JP Sá Couto para o 1.º ciclo. Sócrates chamou os jornalistas e distribuiu os Magalhães pelas crianças. Mas, terminada a cerimónia oficial, os portáteis tiveram de ser devolvidos.
O conselho executivo da Escola do Freixo explicou que as crianças não puderam ficar com os computadores, «porque há questões administrativas a tratar».

Porreiro,pá !!!!

In "Sol"

segunda-feira, novembro 17, 2008

Pensamento do dia

As purgas



As purgas de fundo ou sangrias servem para retirar da água as impurezas que se depositam no fundo da caldeira. As purgas de superfície, ou escumações, retiram da água as impurezas mais leves.


Milu a grande timoneira




Culto da Personalidade ou Culto à personalidade é uma estratégia de propaganda política comum em regimes autoritários, baseada na exaltação das virtudes - reais e/ou supostas - do governante, bem como da divulgação positivista e inventiva de sua figura. O culto inclui cartazes gigantescos com a imagem do líder, constante bajulação do mesmo por parte de meios de comunicação e perseguição aos dissidentes do mesmo - tudo isso é culto à personalidade. Hitler, Stalin, e Saddam Hussein são apenas alguns exemplos dessa tendência política.

Texto tambem publicado no blog Alternativas

In Wikipédia, imagens "roubadas" a wehavekaosinthegarden

Um homem na minha cidade!




Um homem na cidade

Agarro a madrugada
como se fosse uma criança,
uma roseira entrelaçada,
uma videira de esperança.
Tal qual o corpo da cidade
que manhã cedo ensaia a dança
de quem, por força da vontade,
de trabalhar nunca se cansa.
Vou pela rua desta lua
que no meu Tejo acendo cedo,
vou por Lisboa, maré nua
que desagua no Rossio.
Eu sou o homem da cidade
que manhã cedo acorda e canta,
e, por amar a liberdade,
com a cidade se levanta.
Vou pela estrada deslumbrada
da lua cheia de Lisboa
até que a lua apaixonada
cresce na vela da canoa.
Sou a gaivota que derrota
tudo o mau tempo no mar alto.
Eu sou o homem que transporta
a maré povo em sobressalto.
E quando agarro a madrugada,
colho a manhã como uma flor
à beira mágoa desfolhada,
um malmequer azul na cor,
o malmequer da liberdade
que bem me quer como ninguém,
o malmequer desta cidade
que me quer bem, que me quer bem.
Nas minhas mãos a madrugada
abriu a flor de Abril também,
a flor sem medo perfumada
com o aroma que o mar tem,
flor de Lisboa bem amada
que mal me quis, que me quer bem.

Música: José Luís Tinoco
Letra: Ary dos Santos


Parabens Carlos do Carmo

quinta-feira, novembro 13, 2008

Viver em Cascais



A Madalena é uma mulher de 65 anos que toda a vida trabalhou como empregada de limpeza de um hotel de Cascais. Tem tido uma vida cheia de sacríficios para criar sozinha um filho e um sobrinho deficiêntes. Apesar de já estar reformada, teve que continuar a trabalhar, pois a reforma não lhe chega para viver.
Há dias teve uma "surpresa" chegou uma carta dos serviços de urbanismo da camara de Cascais
onde a informavam que a sua renda social passava de 40€ para 200€ !!!
Isto é uma afronta a uma mulher que tenta por todos os meios dar uma vida digna aos seus.

Tem coragem Madalena os teus colegas estão cá para te ajudar, já que o teu país sempre teve ausente para ti.

terça-feira, novembro 11, 2008

segunda-feira, novembro 10, 2008

domingo, novembro 09, 2008

sábado, novembro 08, 2008

REVOLUÇÃO HOTELEIRA




As escolas de Hotelaria e Turismo colocaram 113 professores para leccionar no ano escolar 2008/2009, anunciou o Turismo de Portugal.

No primeiro ano em que o Ministério da Educação abriu candidaturas às 16 escolas do sector em Portugal, o universo de candidaturas ultrapassou as 26 mil. Os docentes colocados irão leccionar disciplinas dos cursos de dupla certificação e especialização tecnológica. No último ano lectivo, 2. 500 alunos frequentaram as escolas de hotelaria e turismo.

O Ministério da Educação está a formar profissionais para engrossar as listas do desemprego e, no entanto, vai buscar jovens estagiários brasileiros para trabalharem em Portugal. É o maximo! Os quadros superiores, administradores, directores e chefias ganham ordenados principescos, enquanto os trabalhadores auferem ordenados de miséria, entre os 450€ e os 600€ . É pedido aos trabalhadores todos os dias sacrifícios redobrados: troca de horários, horários semanais, trabalho nos dias de folgas, e quem não cumpre sofre represálias e é discriminado. Em contrapartida, os aumentos salariais são adiados ao máximo.

A entrevista que se segue é bastante reveladora do estado da hotelaria no nosso país:

O entrevistado:

Rui Teixeira, 31 anos, formou-se em Gestão Hoteleira na Universidade Internacional. A nível profissional, trabalhou em departamentos financeiros de vários agentes de navegação. Passou pela Associação Portuguesa dos Agentes de Navegação, Comunidade Portuária de Lisboa e colaborou com a Federação Portuguesa dos Agentes de Navegação. Em Novembro de 1999 aceitou o cargo de administrador-delegado do Hotel Fénix.

(O Hotel Fénix é propriedade do grupo HUSA - Hotéis Unidos SA. Este grupo conta com dois hotéis em Portugal: além do Hotel Fénix, são proprietários do Ipanema, no Porto.)

* Recorrer a estagiários brasileiros

(Para responder a falta de mão-de-obra qualificada no sector hoteleiro, os empresários portugueses vão recorrer a jovens estagiários brasileiros. O acordo foi assinado durante o Congresso Luso-Brasileiro de Hotelaria e de Turismo, que correu no Recife em Outubro, entre entidades brasileiras, a Associação de Hotéis de Portugal (AHP) e o Instituto Nacional de Formação Turística. Segundo o presidente da AHP, Luís Alves de Sousa, citado no jornal «Diário Económico», os primeiros estagiários deverão chegar em Janeiro de 2001.)

-Numa entrevista ao jornal «Expresso», o secretário de estado do Turismo, Vítor Neto, referiu que existe falta de qualificação nos profissionais do sector hoteleiro. Como analisa esta situação?

-O que acontece em Portugal é que existe um envelhecimento dos quadros na hotelaria, porque o sector não é apelativo para os jovens. Por exemplo, cursos ministrados pelo Instituto Nacional de Formação Turística, no ano transacto, foram obrigados a fechar por falta de candidaturas. Ser empregado de mesa ou empregada de andares, num país em que tudo quer ser «doutor», é considerado uma profissão sem prestígio. Segundo um estudo da Fihotel – Federação da Indústria Hoteleira – a hotelaria em Portugal tem um défice de sete mil pessoas.

-Como se soluciona este problema?

-É preciso criar uma operação de marketing nas escolas e dar dignidade às profissões da hotelaria. A médio e longo prazo, a solução é cativar jovens para virem trabalhar para este sector. A curto prazo, a solução de recurso é o recrutamento de profissionais no Brasil.

-A criação de seis novas escolas de hotelaria e turismo – em Portalegre, Santarém, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Lamego – é também uma solução para o problema?

-O problema principal não passa por aí. Até podem abrir 50 ou 60 escolas, se houver falta de candidatos elas não funcionam. O que é necessário, em primeiro lugar, é dignificar as profissões ligadas à hotelaria, para que as pessoas se sintam estimuladas a exercer uma actividade nesta área.

-O afastamento dos jovens em relação a este sector está também ligado à reduzida remuneração das profissões ligadas à hotelaria. Concorda?

-Concordo. A nível de contratos colectivos de trabalho, o turismo sempre teve remunerações baixas em relação às restantes profissões. Mesmo com aumentos salariais acima da inflação, no caso do Hotel Fénix, temos dificuldade em gerir a mão-de-obra. Temos falta de pessoal para preencher os lugares vagos. Por exemplo, se sair um cozinheiro, nós temos imensa dificuldade em arranjar um substituto.

-O Hotel Fénix vai recorrer aos trabalhadores brasileiros?

-Eu fiz parte da missão empresarial que foi ao Recife e assinou um protocolo para recorrer a jovens estagiários brasileiros. Para os hotéis de cidade, como o Hotel Fénix, esta situação não compensa. Temos de pagar as viagens de ida e volta, o alojamento e as refeições. É um investimento muito grande e não temos garantias que os estagiários permaneçam até ao final. É uma incógnita a rentabilidade que o estagiário vai ter. Estes estágios de seis meses são apenas uma solução de recursos a curto prazo. Dentro desta solução, o melhor seria os estágios terem a duração de doze meses, para a empresa tirar mais rentabilidade do investimento.

-Os estagiários vêm ganhar menos?

-Os estagiários que chegarem vão enquadrar-se no contrato colectivo de trabalho. Não existe nenhuma discriminação.

-Na sua opinião não é então a solução mais eficaz?

-Não. A solução passa pela formação de quadros portugueses.

-A existência de apenas uma Escola Superior de Turismo, no Estoril, também não ajuda?

-Essa não é a principal justificação porque as escolas superiores formam quadros superiores. O mercado não precisa de quadros superiores. O que o mercado necessita é de quadros específicos, como por exemplo, recepcionistas, empregados de mesa…

-Então a solução, afinal, passa mesmo por criar escolas profissionais…

-Criar escolas profissionais, como por exemplo as seis acima citadas, tendo antes sido feita uma operação de marketing para chamar candidatos.

-Traçado que está o cenário actual, como é que vê a evolução deste sector?

-A evolução tem de passar pela qualificação dos recursos humanos. A certificação de qualidade dos hotéis passa pela qualificação dos seus profissionais. E se forem qualificados não é necessária tanta gente.

-Concluindo: menos pessoas, mas mais qualificadas?

-Exactamente.

Fonte: Jornal “Expresso”

* Publicado também no "Cheira-me a Revolução!"

quarta-feira, novembro 05, 2008

O medo de Obama

Nas minhas andanças na net descobri um blog americano onde se receia que Obama seja comunista!

http://goodlin.blogspot.com/2008_10_01_archive.html

De este homem espera-se que ajude a mudar o mundo, veremos...
Todos nós temos sede de mudança!

domingo, novembro 02, 2008

Amor à Patria...


Um dos mais fervorosos adeptos da extrema-direita em Portugal está agora preso por auxílio à imigração ilegal, o que vai contra aos ideais do seu partido. O homem explorava em quatro bordéis cerca de 30 prostitutas !
In " Sol "

quarta-feira, outubro 29, 2008

Continuação da saga



"A Câmara de Lisboa gasta mais de 240 mil euros por ano para arrendar os espaços onde funcionam os recursos humanos e parte dos serviços de apoio aos órgãos municipais, quando tem mais de 300 prédios devolutos." In Lusa

Dá que pensar, não dá?

terça-feira, outubro 28, 2008

"Arranja-me um emprego"




Arranja-me um emprego
Arranja-me um emprego, pode ser na tua empresa, concerteza
Que eu dava conta do recado e pra ti era um sossego...

O PCP denunciou, esta sexta-feira, o «ordenado principesco» pago pela Câmara do Porto à irmã do vice-presidente da autarquia, considerando que se trata de uma «distribuição de benesses entre parceiros da coligação» que lidera o município, escreve a Lusa.
«Foi-se buscar alguém de fora, porque é irmã do vice-presidente da câmara e era preciso arranjar um tacho», disse o deputado municipal do PCP, Artur Ribeiro, considerando que «as empresas municipais, como não precisam de concurso, servem para meter lá os amigalhaços».

«É uma completa incoerência do presidente da Câmara do Porto, que procura criar uma imagem de austeridade, mas é fértil no pagamento a peso de ouro a pessoas de confiança», afirmou Belmiro Magalhães, responsável pela Organização da Cidade do Porto do PCP.
Em causa está a contratação de Raquel Castello-Branco, irmã do vice-presidente da autarquia, Álvaro Castello-Branco, que aufere uma avença mensal de 3.790 euros para assegurar a gestão do Teatro Municipal Rivoli.
Para o PCP, trata-se de uma «escandalosa situação», agravada pelo facto de Raquel Castello-Branco ter como competências, segundo Belmiro Magalhães, «gerir contratos, já que se sabe que a gestão da sala de espectáculos está cedida ao abrigo de um contrato de comodato».

«Não há, entre os quadros do município do Porto, nenhum funcionário com habilitações suficientes para cumprir esta tarefa, sem que tal implique um cêntimo de custos adicionais para o erário público?», questionou o dirigente comunista.

Ora aqui está mais outro de exemplo de como é bem gasto o dinheiro dos contribuintes!

Agora veja-se o aumento do ordenado minimo nacional para o ano de 2009 :
- 450,00€ !!!

Sr. Primeiro Ministro o seu governo é o maximo !


In- NoticiasIOL, Sergio Godinho e Artur Varatojo

segunda-feira, outubro 27, 2008

Gebalis take II





Mais esclarecimentos de como se gere os dinheiros públicos em Portugal:



FRANCISCO RIBEIRO

Francisco Ribeiro, ex-presidente da Gebalis, gastou, segundo o despacho de acusação, em média, cerca de 630 euros por mês em refeições. E estas refeições "acresceram ao abono para alimentação que recebia mensalmente".

CLARA COSTA

A ex-vogal Clara Costa gastou, segundo o despacho de acusação do Ministério Público, "uma média aproximada de 570 euros por mês em refeições que acresceram ao abono para alimentação que recebia mensalmente".

MÁRIO PEÇAS

Mário Peças, ex-vogal da Gebalis, gastou, segundo o despacho de acusação, "uma média aproximada de dois mil euros por mês em refeições que acresceram ao abono para alimentação que recebia mensalmente".

AJUDAS DE CUSTO

Pelas deslocações dos ex-administradores em serviço ao estrangeiro a Gebalis pagou ajudas de custo a Clara Costa, no valor de 6060 euros; a Mário Peças, no montante de 1759 euros; e a Francisco Ribeiro, no valor de 1 278 euros.

FUNDO DE CAIXA PAGOU REFEIÇÕES COM AMIGOS

Francisco Ribeiro, Clara Costa e Mário Peças utilizaram, segundo frisa o despacho de acusação do Ministério Público, dinheiro do Fundo de Caixa da Gebalis para pagar "refeições de amigos".
Ao todo, foram feitos 48 almoços, "no valor total de 2200 euros que os arguidos retiraram, em dinheiro, do Fundo de Caixa da empresa que administravam", frisa o documento.
Diz o despacho de acusação do Ministério Público que "os arguidos, utilizando como meio de pagamento dinheiro retirado do Fundo de Caixa da Gebalis, realizaram [...] despesas com refeições em proveito pessoal e de amigos, pessoas do seu círculo particular ou funcionários."

Dos três ex-administradores da Gebalis, Francisco Ribeiro, então presidente da empresa, foi, de acordo com o documento do Ministério Público, quem mais recorreu ao Fundo de Caixa: fê-lo por 22 vezes. Já Mário Peças recorreu ao Fundo de Caixa 20 vezes e Clara Costa seis vezes.

Entre a lista de restaurantes onde foram realizadas essas refeições, destacam-se Gambrinus, Piazza di Mare, Bar do Guincho, Churrasqueira Adega do Norte, Swing, Tokio.
A refeição mais cara ascendeu a 133 euros e foi no Gambrinus.


Entre Fevereiro de 2006 e Outubro de 1007, os antigos administradores da Gebalis frequentaram alguns dos restaurantes de maior requinte gastronómico da Europa, Brasil e Índia.

ANTIQUARIUS (Rio de Janeiro, Brasil) - Mário Peças, 07/10/06: 454,48 euros

MAURYA SHERATON (Nova Deli, Índia) - Francisco Ribeiro, 10/02/07: 138,41 euros

SATYRICON (Rio de Janeiro, Brasil) - Mário Peças, 06/10/06: 365,41 euros

SATYRICON (Búzios, Brasil) - Mário Peças, 09/10/06: 348,10 euros

OXO TOWER (Londres, Inglaterra) - Mário Peças, 18/09/06: 293,34 euros

BLACK & BLUE (Londres, Inglaterra) - Mário Peças, 06/12/06: 181,05 euros

SAN GIORGIO (Copenhaga, Dinamarca) - Clara Costa, 21/09/07: 333,65 euros

ZUMA (Londres, Inglaterra) - Clara Costa, 14/07/06: 339,11 euros

CAPE HORN (Copenhaga, Dinamarca) - Clara Costa, 23/09/07: 166,63 euros

RAFA (Madrid, Espanha) - Clara Costa, 25/05/06: 199,02 euros

STEIRERECK (Viena, Áustria) - Clara Costa, 21/06/07: 169,00 euros

TRAGALUZ (Barcelona, Espanha) - Clara Costa, 21/10/07: 181,57 euros

CONTE DI GALLUCCIO (Roma, Itália) - Clara Costa, 17/11/06: 104,00 euros

SOUPCONE (Viena, Áustria) - Clara Costa, 10/09/06: 128,77 euros

REFEIÇÕES PAGAS COM CARTÃO DE CRÉDITO

CLARA COSTA
Total: 164
No estrangeiro: 38
Despesa: 4.165 euros

MÁRIO PEÇAS
Total: 229
No estrangeiro: 4
Despesa: 1.276 euros

FRANCISCO RIBEIRO
Total: 194
No estrangeiro: 4
Despesa: 530 euros

Será mais um processo que será arquivado?? Veremos...

Fonte: "O Correio da Manhã"

domingo, outubro 26, 2008

Peter Tosh - O visionário



Peter Tosh 1979-07-16 : The Day the Dollar Die

Lembei-me desta "pérola" com quase 29 anos mas bastante actual

O Mariazinha é de todas as cores

quinta-feira, outubro 23, 2008




Três elementos da antiga administração da Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais da Câmara de Lisboa, são acusados de crimes de peculato e administração danosa.
O Ministério Público recolheu indícios que dão conta de gastos na ordem dos 200 mil euros em viagens, bens de luxo e DVD.
Os elementos visados são o ex-presidente da empresa, Francisco Ribeiro, Carla Machado e Mário Peça, vogais do conselho de administração.
O relatório da Polícia Judiciária (PJ), citado esta quinta-feira pelo
«Correio da Manhã», é devastador para a antiga administração.
Diz que os três arguidos usaram meios financeiros públicos para adquirirem bens de luxo, viagens, livros, CD e DVD num total que ronda os 200 mil euros em despesas não justificadas referentes aos anos 2006 e 2007.
O «Correio da Manhã» diz ainda que só em restaurantes foi gasto mais de 64 mil euros em restaurantes de luxo como o Ritz Four Seasons ou o Gambrinus, onde uma refeição chegou a custar 471 euros. O relatório da PJ, a que o «Correio da Manhã» teve acesso, acrescenta ainda que muitas destas refeições aconteceram para satisfazer caprichos pessoais, criando um estilo de vida à custa do erário público.
De acordo com uma nota da Procuradoria-Geral da República já foram extraídas várias certidões do processo principal que deram origem três investigações. Em 2006, a Gebalis fechou as contas com um prejuízo de cerca de 5 milhões de euros. Neste momento a empresa é responsável pela gestão de 20 mil casas de habitação social.
Como podemos constatar a criminalidade em portugal é originária de todos os extratos sociais.
Veremos o rumo que irá levar o processo ...

DUAS VEZES NUM MÊS NÃO É DEMAIS?!

Parece-me que qualquer coisa neste país está a precisar de uma revolução profunda.

Roubarem-me o carro à porta de casa não é normal. Roubarem-me o carro à porta de casa, o mesmo ter sido recuperado, arranjado, voltado ao lugar de origem e ter sido novamente roubado passados 4 dias depois de ter saído da oficina e depois de ter gasto 500 euros entre reboque, conserto e um novo seguro, costumava ser completamente anormal neste país de anormalidades. Costumava.





Já só falta os polícias serem como no Brasil, porque os ladrões já são os mesmos. Novas leis e novas formas de actuação precisam-se urgentemente, senão por cá também existe a lei da bala!

# Mariazinha (comunista, honesta, trabalhadora, contribuinte, revoltada e inconformada, que não se importa, à velha maneira da padeira, de trocar a pá pela fusca)

* Publicado também no "Cheira-me a Revolução".

segunda-feira, outubro 20, 2008

O milagre dos 150 mil


A crise está a ameaçar o vale do Cávado, onde o desemprego está a disparar. As consequências podem tornar-se piores do que as que se têm verificado no vale do Ave. Só no concelho de Barcelos, nos primeiros quatro meses deste ano, 14 empresas fecharam as portas.

O presidente da câmara de Barcelos, o social-democrata Fernando Reis, pede ajuda ao governo e alerta que a situação pode tornar-se mais dramática do que no vale do Ave.
«Todas as grandes fábricas de Barcelos têm fechado nos últimos anos. A crise que aconteceu entre 1995 e 2005 no vale do Ave está a transportar-se agora para o vale do Cávado, com especial incidência em Barcelos, que tem no sector têxtil uma das principais actividades», adianta.
O autarca realça ainda que o número de pessoas desempregadas subiu em Barcelos, onde se registam 4 mil desempregados, mas também em Braga, onde estão contabilizados 10 mil desempregados, como acontece em Famalicão.
João Albuquerque, secretário-geral da Associação Comercial e Industrial de Barcelos recusa a palavra crise, mas admite que está perto, concordando que será mais complicada do que no vizinho vale do Ave.
«O vale do Cávado ao contrário de outras regiões do país, sempre foi um oásis de estabilidade social, portanto não há hábitos de crise, passou da agricultura para o comércio, do comércio para a indústria têxtil, sempre esteve a crescer e portanto não temos condições socioculturais para enfrentar uma crise que poderia envolver mais de 30 mil pessoas», defende.
Um alerta que chega do vale do Cávado face às empresas que têm vindo a fechar e ao consequente aumento dos números do desemprego.

Entretanto o ministro Vieira da Silva reflete sábiamente:

«Temos de analisar a questão do desemprego de uma forma dinâmica», defende Viera da Silva, realçando no entanto que a tendência actual é de queda.
«A criação de emprego é algo que tem a ver com o conjunto da economia e da sociedade», acrescenta.
O ministro considera que «hoje é bem mais difícil do que era há nove meses ou um ano concretizar o objectivo de criar 150 mil postos de trabalho».

Tambem o presidente Cavaco mostra a sua "preocupação" :

"O Presidente da República assinalou uma forte preocupação pelo possível aumento significativo do desemprego caso não estejam garantidos os créditos às empresas e famílias."

Por isso meus amigos é como diz o outro:

" Assim se faz Portugal, uns vão bem e outros mal"

domingo, outubro 12, 2008

quinta-feira, outubro 09, 2008

" O Blogueiro anónimo "




Ao dar uma vista de olhos pelo o CM de ontem, deparei com um artigo do Exmo. Sr. Doutor Juíz desembargador Rui Rangel,
onde expõe a sua indignação contra os blogs anónimos.
Passo a citar algumas frases do dito artigo:
"...O blog que permite que a grande maioria dos blogistas se refugie no anonimato não é sério nem presta um relevante serviço à sociedade."
"... A característica específica dos blogs, assente no anonimato,
tem tambem servido para proteger gente cobarde e mesquinha, que se refugia nesta forma de comunicar para vinganças pessoais, para ofender a honra e o bom-nome das pessoas que dão a cara e não têm medo de pôr a assinatura em tudo o que fazem.
Esta gente rasteira que escreve sem se identificar só tem arte para discutir passoas e não ideias e principios ..."

Queria dizer ao Senhor Juiz Desembargador que infelizmente vivemos numa sociedade onde uns Podem dar a cara porque são poderosos e os outros têm esconder, porque se falam são perseguidos. O senhor devia saber melhor que ninguem que estas situações são cada vez mais usuais cá na terrinha. Quem tem dinheiro paga a justiça e tudo mais... quem não têm ou está calado ou infelizmente tem que se esconder atrás do anonimato com medo das represálias.

Muitos são aqueles que utilizam a internet porque não têm outra forma de se fazerem ouvir e como diz o senhor Juiz "há que aproveitar esta ferramenta multifuncional que promove uma nova forma de comunição, uma forma de expressão completamente livre."

Senhor Juiz com o devido respeito, em Portugal a liberdade de expressão é para TODOS mesmo que não gostemos com o modo em que ele seja expressa.

domingo, outubro 05, 2008

terça-feira, setembro 30, 2008

As nossas lindas senhoras


Ana Maria Fernandes (CEO)
Anteriormente responsável pelas áreas de Renováveis e Gás do Grupo EDP.
Membro do Conselho de Administração Executivo do Grupo EDP.2004-2005: Membro do Conselho de Administração da GALP Energia.
2002-2005: Presidente e CEO da GALP Power.1995-1998: Membro do Conselho de Administração da área de Banca de Investimento do Banco de Fomento e Exterior
Dizem agora que esta senhora tem o seguinte salário :
Remuneração anual fixa de 384 mil euros para 2008. Acresce uma contribuição para o plano de pensão e ainda um prémio anual e um prémio plurianual para períodos de três anos, cada um dos quais até uma verba máxima de 100% do salário base.
Ou seja, se todos os seus objectivos de desempenho forem cumpridos, Ana Maria Fernandes receberá mais de 1,1 milhão de euros no seu primeiro ano como presidente de EDP Renováveis após a entrada da empresa na bolsa. Os valores mencionados constam do contracto de admissão.
NOTA: São quase 2.000 salários mínimos ou seja, mais ou menos o trabalho de 143 anos pelo salário mínimo.
Se é verdade, como é que é possível ? Num País com dois milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza. Isto é absolutamente escândaloso e ultrajante .
(E ainda queria a EDP obrigar o cidadão a suportar as dívidas incobráveis.)
Mas há mais! É uma questão de contarmos os casos que sabemos, há muitos exemplos como este.

sábado, setembro 27, 2008

Miséria engravatada


No dia em que o nosso des-governo lançou ao público em geral o famoso computador Magalhães, eis o que me chegou via e-mail:


"São necessários (principalmente) pijamas, para as crianças que estão no Instituto Português de Oncologia a fazer tratamentos de quimioterapia. Após os tratamentos, os pijamas ficam muito sujos e gastam-se rapidamente.
Esta ideia surgiu há dois anos e hoje já é apelidada de *Movimento Pijaminha* pelo sucesso que têm tido os esforços conseguidos!
As necessidades existentes passam pela falta de pijamas, pantufas, chinelos, meias, robes e fatos de treino.
Para todos a vida não está fácil, mas dentro das possibilidades de cada um há sempre espaço para participar, comprando ou obtendo junto de amigos e familiares agasalhos que já não sirvam.
No ano passado foram entregues 76 pijamas e o IPO ficou muito satisfeito com esta dádiva.Este ano vamos repetir o feito, e se possível ultrapassar este número.

Se divulgarem já estão a ajudar!!!"


É vergonhoso que o ministério da saúde não tenha verba suficiente para atender ao desgaste dos pijamas no IPO. Mais uma vez a caridadezinha..

Que seita é esta que continua cada vez mais a governar um país onde os mais necessitados são os mais esquecidos??

Gostava de saber quando ganha esta "equipa" e se é mais importante
o numero de acessores do que as verbas que os hospitais precisa para funcionarem condignamente:



Composição do Gabinete da Ministra da Saúde.

Chefe do Gabinete
Filomena Parra

Secretariado
Helena Vidal, Laurinda Veiga, Maria Augusta Santos, Maria de Fátima Augusto

Assessores
Cláudia Borges, Eduardo Galamba, Helena Marteleira, Joana Réfega,Maria Isabel Branco, Maria José Laranjeiro, Maria da Luz Nolasco, Leal Gonçalves, Sara Tavares, Alberto Tereno Valente

Adjuntos
Aida Gonçalves, Ana Paula de Maia Fernandes, Ana Paula Sousa Uva, AnaSofia Ferreira, Rogério Fernandes Costa.



Já agora por acaso não terá esta gentinha alguns pijaminhas a mais?

Tenham vergonha!!!

segunda-feira, setembro 22, 2008

A grande roubalheira


Estamos nas mãos do grande vampiro, o grande capital que não olha a meios e quer lucrar mais e mais.
Limitamo-nos a assistir a um espectáculo degradante, onde manda quem pode, obedece quem já não consegue mais resistir!
Vendo as notícias nos principais canais de televisão, parece-nos que os governos nada podem fazer para travar esta escalada dos preços. Que grande hipocrisia!
Poderiam e deveriam, mas infelizmente outra coisa não se pode esperar.
Quero no entanto alertar todos os que possuem automóveis:
A DECO incita todos os consumidores a realizarem uma Jornada Nacional de Protesto, no próximo dia 27, Sábado, pedindo-lhes que não abasteçam os seus veículos durante todo o dia.
O mercado nacional dos combustíveis é dominado por três empresas, numa verdadeira situação de oligopólio, praticando preços praticamente idênticos, entre si, demonstrativos da falta de concorrência neste mercado.
Vamos mostar a nossa força!

terça-feira, setembro 02, 2008

Tempo de férias,tempo de festas

No proximo fim de semana temos a Festa do Avante!

Festa de encontros e de alegria !

Alceu Valença faz-me lembrar tempos muito felizes, junto de amigos.

domingo, agosto 24, 2008

Vida Malvada





Carissimos
Estando eu cheia de trabalho não quero de maneira nenhuma deixar o meu "mariazinha" desprezado!
Nesta altura em que tudo vai de mal a pior cá na terrinha, já nem sei o que hei-de dizer pensar ou fazer.
Sinto que estou a precisar de férias, descansar a sério. E depois só preciso de:

Adeus vida atinada
Dos horários e das bichas
E das gripes do inverno
E do suor do verão
Adeus vida atinada
Adeus às práias
Cheias de gente
E um beijo p`ra quem fica
Adeus vida atinada
Ter de dormir sete horas por dia
Ir para o trabalho e ainda é de noite
Sempre o mesmo a todas as horas
Adeus vida atinada
Das mil maneiras de passar fome
Adeus às práias
Cheias de gente
E um beijo p`ra quem fica
Mudar de roupa, saldar o cabelo
Dormir no carro, todo nu em pelo
Dizer que hoje o dia está perfeito
Pôr óculos de sol a torto e a direito
Pois hoje vou pegar na guitarra
É hoje que eu me faço à estrada
Olá ó vida malvada
Escorrega e desliza
Nessa estrada de vento
Sempre, sempre, sempre
Adeus às práias
Cheias de gente
E um beijo p`ra quem fica
" Xutos "

domingo, julho 20, 2008

A tua força


Despertar a horas, dizer ao companheiro o quão importante é estar alerta.
Depois de tantas horas de boa conversa, urge o tempo de agir.
Aprender, ensinar e fazer valer as tuas ideias ou ainda melhor, torná-las realidade.
Quantas vezes te preguntaste " o que faço aqui?"
Quantas vezes sentiste o amargo da revolta por viveres num país cada vez mais desigual?
Não podes ficar parado, dá-me a tua mão e faz-te cidadão de um país que
está cada vez mais só.
Aborrece, reclama, faz-te ouvir, grita até mais não!
Não deixes que te desrespeitem, não tenhas medo, conta comigo!

segunda-feira, julho 14, 2008

Silly Season



Para mal dos meus pecados começou a chamada " estação estúpida"!
Se para uns é sinónimo de descanso, praia e viagens, esta é a época do ano que mais trabalho.
Tenho tido pouco tempo para as lides blogosféricas por isso o "Marizinha" tem estado como a nossa terrinha, num impasse.
Vou fazer todos os possíveis para actualizar este blogue mas quero dizer que não desisto, preocupa-me o estado do país e que estou com todos aqueles levantam a voz bem alto contra esta podridão.
Até breve

sexta-feira, junho 20, 2008

“Não é justo não gostarem de mim”


"A audiência com as confederações patronais era apenas mais uma entre muitas.
Acontece que na delegação ia um representante das empresas de transportes que puseram a cabeça em água ao primeiro-ministro.
Os primeiros cinco minutos do encontro foram gastos a falar da Europa e do ‘não’ irlandês ao Tratado de Lisboa.
O pior veio a seguir. Sócrates passou a falar de Portugal e da crise internacional.
Disse que tinha reduzido o défice, consolidado as contas públicas, feito crescer a economia e até tinha conseguido aumentar o emprego. Apesar disso tudo, apareceu esta crise. Injusta para ele, Sócrates.
Os combustíveis aumentam, os juros também, os produtos alimentares disparam e até a Espanha está em crise. Uma injustiça.
E, no meio disto, aparecem os transportadores a fazer bloqueios selvagens que quase pararam o País.
Irritado, embalado no seu discurso, Sócrates não teve papas na língua. E, num tom de voz visivelmente alterado, avisou os presentes de que não ia admitir mais bloqueios. Se fosse preciso, ia tudo à pancada."
(In C.M.)
É esta a postura de um primeiro ministro à rasca, agora que o Euro acabou, só lhe resta ameaçar.
Neste país cada vez mais terceiromundista vem este senhor armar-se em calimero/pinóquio muito bem ilustrado pelo wehavekaosinthegarden.blogspot.com grande artista e resistente blogosférico!

quarta-feira, junho 18, 2008

Baile at Cliat - Dublin


«Viva a Irlanda. Não há Europa contra os cidadãos»

« O problema da Irlanda é um problema de todos nós (...). É preciso respeitar a vontade popular, gritava-se em 1975 nas ruas de Portugal. Pois é. E é por isso que, ainda que sendo a favor do «sim», hoje me apetece dizer: Viva a Irlanda. Porque não há Europa sem respeito pela diferença. Não há Europa sem democracia. Não há Europa contra os cidadãos.

Manuel Alegre

terça-feira, junho 10, 2008

10 de Junho o dia da minha "raça"


Já chegou o dez de Junho, o dia da minha raça
Tocam cornetas na rua, brilham medalhas na praça
Rolam já as merendas, na toalha da parada
Para depois das comendas, e Ordens de Torre e Espada
Na tribuna do galarim, entre veludo e cetim
Toca a banda da marinha, e o povo canta a valsinha....
By Rui Veloso e Carlos Tê

quarta-feira, junho 04, 2008

Transportadoras marcam greve para segunda-feira

As empresas de transporte de mercadorias paralisarão as viaturas na segunda-feira em vários pontos estratégicos tais como: portos, auto-estradas, estradas nacionais e refinarias.

Cerca de 75 empresas de transporte de mercadorias e associações ligadas ao sector estiveram hoje reunidas no Cartaxo para decidir sobre "formas de luta" a apresentar no sábado, durante o encontro nacional de transportadores convocado pela ANTRAM - Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias.

Parece que finalmente estamos acordar!
Espero que este protesto seja levado até ao fim para que o nosso "desgoverno" saiba de que fibra são feitos os homens e mulheres cá da terrinha!

domingo, junho 01, 2008

Anedota do dia




Os iates de luxo estão a pagar o gasóleo ao mesmo preço dos barcos de pesca, ou seja, 80 cêntimos por litro. O «fenómeno» tem que ver com uma portaria que beneficia as embarcações turísticas, colocando-as em pé de igualdade com as pesqueiras.

Vejamos então a portaria:

-Trata-se da portaria n.º117-A, de 8 de Fevereiro, que regulamenta e fixa as isenções e taxas reduzidas do ISP (imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos) previstas no Código dos Impostos Especiais de Consumo. No diploma admite-se a isenção de ISP a embarcações utilizadas na navegação comercial, designadamente na marítimo-turística. Assim sendo, veleiros, iates, catamarãs e outras embarcações ligadas à actividade turística estão autorizadas a abastecer-se com o chamado «gasóleo verde» (colorido e marcado), substancialmente mais barato que o gasóleo «normal» ou a gasolina.

Não há palavras para explicar tamanha estupidez!
Um ricaço qualquer tem o gasoleo mais barato para ir passear, enquanto um pescador que contribui para a economia do país é "roubado" !

Enquanto isto algumas dezenas de pescadores de Quarteira deslocaram-se hoje de manhã à localidade de Vale do Covo, Algarve, para tentar falar com o ministro da Agricultura e Pescas, mas Jaime Silva evitou o encontro abandonando o local.
Momentos antes da chegada dos pescadores, que empunhavam bandeiras negras, Jaime silva procedia à recolha de lixo juntamente com caçadores em Vale do Covo, no âmbito do "Dia do Caçador pelo Ambiente".
Ao ser informado da chegada dos pescadores, Jaime Silva decidiu abandonar o local...

Seria para ir dar uma voltinha de iate?

quarta-feira, maio 28, 2008


A evolução do roubo

sexta-feira, maio 23, 2008



O Mariazinha faz 2 anos !


Os numeros da diferença em Portugal
1 em cada 5 portugueses vive no limiar da pobreza (21% da população total)
12.4% da população activa (5531.6) ganha o salário mínimo nacional (374,7€)
7,2 % da população activa está desempregada; em 2003, mais de 5000 trabalhadores tiveram o seu trabalho reduzido ou suspenso;
26,3% dos reformados recebe menos de 200€/mês de reforma
147 332 recebem o Rendimento Social de Inclusão (151,84€)
79,4% da população activa não terminou o ensino secundário45,5% da população, em idade escolar, abandona de forma precoce a escola.
Taxa de Analfabetismo, em 2001, era 9,0% da população.
300 mil famílias (8% da população) viviam, em 2001, em habitações sem condições mínimas.
Em relação aos dados de 1999 e 2000, há um agravamento de 20 a 25% da situação de pessoas sem-abrigo.
A taxa de Analfabetismo, em 2001, era de 11,5% para as mulheres e de 6,3% para os homens*Os homens ganham mais 9% do que as mulheres*A taxa de Desemprego, em 2002, era de 55,2% para o género feminino.
Em 2004, 240 730 mil eram famílias monoparentais femininas, num universo total de 275 826 mil. Em 2003, 69% da população dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, seram mulheres.

Por outro lado:
-As 100 maiores fortunas portuguesas representam 17% do Produto Interno Bruto Nacional – 22.4 mil milhões de euros.
O país tem a pior distribuição de riqueza no seio da União Europeia com os 20% mais ricos a controlar 45.9 por cento da rendimento nacional.
10 800 pessoas têm rendimentos de cerca de 816 mil euros anuais.
Em 2001, a Segurança Social gastou com cada português apenas 56,9% do que habitualmente gastam os outros países da União Europeia.
(In Oikos)

segunda-feira, maio 19, 2008

Ganhámos a Taça de Portugal !!!

quinta-feira, maio 15, 2008



Frase do dia

"Acho que Portugal tem uma lei de tabaco boa, que deve ser aplicada e que promove a saúde pública. Mas não gosto que se aproveitem de qualquer episódio para me atacarem politicamente. A esses só falta mesmo pedir que, quem prevarica, se meta na prisão e seja chicoteado na praça pública".

José Socrates