Vamos

quarta-feira, agosto 02, 2006

O filme da minha vida



1900 - Bernardo Bertolucci
1900” (1976), um épico, descrito pelo realizador como uma versão socialista de “Gone with the Wind”. Acompanha cerca de 45 anos da história da Itália, desde 1900 a 1945, e o conflito entre as forças políticas da esquerda e do fascismo.
O filme segue a amizade e conflito ideológico de dois homens: um, filho de burgueses detentores de terras (Robert de Niro), o outro (Gerard Depardieu), bastardo de uma família de camponeses. É a ascensão do fascismo e a reacção camponesa ao suporte comunista que traçam os destinos das personagens principais.
A versão original tinha cerca de 5 horas e meia e continha sequências pornográficas. Só perante pressões da Paramount, Bertolucci acedeu a reduzir para uma versão final de pouco mais de quatro horas.
DIREÇÃO: Bernardo Bertolucci
ELENCO: Robert De Niro, Gerard Depardieu, Burt Lancaster,Dominique Sanda, Donald Sutherland, Ainda Valli, Stefania Sandrelli.
Foi sem duvida o filme que mais me marcou e posso mesmo dizer que para mim é uma obra prima. Desde o realizador, aos actores, o argumento, a localização, fotografia... Perfeito!
Ando há muito tempo à procura do filme em video ou em dvd, alguem sabe onde o posso adquirir?
Fico muito grata.

8 comentários:

Anónimo disse...

Não sou lá muito cinéfilo e por isso não sei responder à tua questão e embora o elenco seja de luxo, acho que nunca vi esse filme. Ainda para mais, quatro horas e meia de filme para mim é uma eternidade.
Abraço.

Kaos disse...

Também eu tenho esse(s) filme(s) guardado nas minhas memórias já que nunca foi feita a sua reposição nem nunca o encontrei em video. Está aqui um colega meu que me disse que na FNAC disseram que não o tinham, mas que o podiam mandar vir de fora. Será certamente uma versão não legendade em Português, e se queres que te diga nem me lembro qual a lingua em que o filme foi realizado. Mas que foi um dos grandes filmes da minha vida, disso não tenho qualquer duvida.
Obrigado pela lembrança
bjinhos

Mariazinha disse...

Obrigado Kaos, já tentei a Fnac
disseram que não o têm para ser importado.
Sei que há varios sites americanos
que o vendem mas eu não gosto de fazer compras com c.credito na net.
Vou ter esperança que um dia apareça cá pela terrinha.
Um abraço

Pete disse...

O filme pelos actores e pelo realizador deve ser bastante bom. Quanto ao local aonde o podes arranjar não te posso ajudar.

Beijinhos,

Pedro Gonçalves.

CORCUNDA disse...

O filme da minha vida é "Era Uma Vez na América". Num certo sentido ambos têm muito em comum: a qualidade dos actores e excelência da relaização e o retrato social de uma sociedade ao longo de três gerações. É claro que o primeiro tem a música de Enio Morricone...

Sofia disse...

Mariazinha,
Também ando a procura de alguns filmes antigos e ... está difícil de encontrar ! Acho que atualmente só se pensa em filmes de ação, sem conteúdo...
Abraços,

Miguel disse...

Mariazinha,
Via Net, já tentaste?

Obrigado pela visita e comentário n´A Minha Matilde!

Parabéns pelo teu Blog!

Prometo passar por cá mais vezes assim como espero a tua visita novamente!

BOM FDS!

Bjks da Matilde

Anónimo disse...

Olá meriazinha:

É também o filme da minha vida com algumas cenas inesquecíveis.
eu consegui gravá-lo através do emule, mas com o problema (pra mim, não é) de estar legendado em castelhano, mas que dá perfeitamente para entender.Além de cena do baile popular tocado por aquele grupo fabuloso de ocarineiros (Il Grillo, serve pra nos sentir-mos vivos e lutar contra estes filhos de 70 pais.
um beijo