Vamos

quinta-feira, outubro 01, 2009

Yellow Submarine portuguese version



O Ministério público deduziu acusação contra dez arguidos, a quem foram imputados, em co-autoria, “a prática de um crime de falsificação de documento e a prática de um crime de burla qualificada”, refere uma nota do nota do Departamento Central de Investigação e Acção Penal.

Em causa está a celebração de um contrato de contrapartidas entre o Estado Português e “German Submarine Consortium” e a sua execução, especifica o mesmo comunicado.

O contrato para a construção de dois submarinos, no valor de 800 milhões de euros, foi assinado em Abril de 2004 pelo então ministro da Defesa Paulo Portas com o consórcio alemão German Submarine Consortium (GSC), do grupo Thyssen Krupp - que, de acordo com o Governo, apresentou a melhor proposta em termos de preço, contrapartidas e condições operacionais.

Este processo, que remonta a 2004, quando o ministério da Defesa, tutelado por Paulo Portas, decidiu comprar os referidos submarinos.

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal, refere que a investigação “compreendeu inúmeras diligências em Portugal e na Alemanha, foi proferido despacho de encerramento da fase de inquérito”.

Foi também deduzido pelo Ministério Público, em representação do Estado Português, um pedido de indemnização cível, no montante de 33.989.796,91 euros.


Francisco Louçã «sugeriu» na noite de segunda-feira à justiça portuguesa que «procure nas 61 mil fotocópias» que Paulo Portas «levou para casa» quando abandonou a pasta da Defesa o contrato dos dois submarinos comprados por Portugal à Alemanha durante o Governo PSD/CDS-PP.

«Bem lhe podiam pedir [a Paulo Portas] se nas suas pastas de fotocópias não estará lá por acaso o tal contrato que a justiça procura há três anos», disse o líder do BE, deixando uma questão: «Será normal que um Estado se comprometa a comprar material de guerra a um outro, mil milhões de euros, e não saibam do contrato?».

Em resposta, Paulo Portas considera «uma história mal contada» o caso do alegado desaparecimento de documentação relacionada com o processo de aquisição dos submarinos ao Germain Submarine Consortion, destacando que esta polémica foi desencadeada por «uma fonte anónima».

In Sol e DD

Mais uma história que veio a lume para ser branqueada como todos os outros casos que ainda por cima dão direito a indeminizações por difamação, pagas por todos nós.

1 comentário:

Henrique Mário Soares disse...

Este "portas" deve estar bem calçado... Tão polido, tão sério, de feira em feira sorridente.
Alguma coisa falhou na revolução dos cravos e agora temos de aturar estes "filhos de salazar".
Até um dia...