Vamos

quinta-feira, outubro 22, 2009

Os castradores




Começo por dizer que sou contra todo o tipo de censura venha ela de onde vier.
Esta polémica para acerca do livro Caim de José Saramago é própria de uma sociedade mesquinha e hipócrita.
Se o homem acredita em Deus ou não é irrelevante.O perigoso no meu ponto de vista é quer condicionar as pessoas,querer cala-las haver temas tabu.
Verifico que temos na nossa "praça" pseudo-comentadores que opinam sem conhecer a obra,actitude terceiro mundista e bacoca.
Nunca deixei de ler um livro só porque se diz mal dele,pelo contrário aguça ainda mais a minha curiosidade.Relativamente aos livros de Saramago,gosto do estilo e já li alguns,destaco o evangelho segundo Jesus Cristo,o memorial do convento e o ensaio sobre a cegueira.
Passo a citar Francisco José Viegas no Blog a Origem das Espécies:

"Sobre a Bíblia há mais do que José Saramago diz (como bom ortodoxo, inspirou-se na ortodoxia adversária). Em primeiro lugar, não se trata de um programa ideológico nem de um guia para a vida prática. Não se limita a enumerar leis de há milhares de anos nem a mostrar os castigos aplicados aos humanos. Não reproduz a história de um Deus material e conveniente. Não é um manifesto para a mudança do mundo. É, antes, o repositório de narrativas que transitam de um povo errante para uma civilização que ocupou o seu lugar no mapa. Não se pode olhar a Bíblia como gostaríamos que fosse – mas como uma hipótese sobre o nosso medo do passado e dos seus mitos. Os fundamentalistas olham-na como tudo; os seus adversários olham-no como nada. Está aí: é papel, é história, narrativa."

Finalmente sugiro ao Sr.Sousa Lara que utlize a sua brilhante mente
em considerações mais construtivas do que comparar José Saramago a Silvio Berlosconi.

2 comentários:

Henrique Mário Soares disse...

Excelente.
Esse senhor Lara devia era ter vergonha do que disse.
País triste este onde uma maioria retrogada julga que pode condicionar todos os outros que pensam diferente.
Não durmam em paz, nós andámos por aí e um dia tomámos o poder.
Um abraço

Kaos disse...

Olá Mariazinha

Desculpa vir aqui aos teus comentários falar da Farra Blogosférica mas aproxima-se o dia. Está tudo confirmado e podes ter todas as últimas informações e actualizações aqui

http://notasdokaos.blogspot.com/2009/10/vi-farra-blogosferica-e-ja-dia-30.html

Passa a informação á Claudia, à Cristina e à Xana, por favor
um beijo
Kaos