Vamos

segunda-feira, outubro 20, 2008

O milagre dos 150 mil


A crise está a ameaçar o vale do Cávado, onde o desemprego está a disparar. As consequências podem tornar-se piores do que as que se têm verificado no vale do Ave. Só no concelho de Barcelos, nos primeiros quatro meses deste ano, 14 empresas fecharam as portas.

O presidente da câmara de Barcelos, o social-democrata Fernando Reis, pede ajuda ao governo e alerta que a situação pode tornar-se mais dramática do que no vale do Ave.
«Todas as grandes fábricas de Barcelos têm fechado nos últimos anos. A crise que aconteceu entre 1995 e 2005 no vale do Ave está a transportar-se agora para o vale do Cávado, com especial incidência em Barcelos, que tem no sector têxtil uma das principais actividades», adianta.
O autarca realça ainda que o número de pessoas desempregadas subiu em Barcelos, onde se registam 4 mil desempregados, mas também em Braga, onde estão contabilizados 10 mil desempregados, como acontece em Famalicão.
João Albuquerque, secretário-geral da Associação Comercial e Industrial de Barcelos recusa a palavra crise, mas admite que está perto, concordando que será mais complicada do que no vizinho vale do Ave.
«O vale do Cávado ao contrário de outras regiões do país, sempre foi um oásis de estabilidade social, portanto não há hábitos de crise, passou da agricultura para o comércio, do comércio para a indústria têxtil, sempre esteve a crescer e portanto não temos condições socioculturais para enfrentar uma crise que poderia envolver mais de 30 mil pessoas», defende.
Um alerta que chega do vale do Cávado face às empresas que têm vindo a fechar e ao consequente aumento dos números do desemprego.

Entretanto o ministro Vieira da Silva reflete sábiamente:

«Temos de analisar a questão do desemprego de uma forma dinâmica», defende Viera da Silva, realçando no entanto que a tendência actual é de queda.
«A criação de emprego é algo que tem a ver com o conjunto da economia e da sociedade», acrescenta.
O ministro considera que «hoje é bem mais difícil do que era há nove meses ou um ano concretizar o objectivo de criar 150 mil postos de trabalho».

Tambem o presidente Cavaco mostra a sua "preocupação" :

"O Presidente da República assinalou uma forte preocupação pelo possível aumento significativo do desemprego caso não estejam garantidos os créditos às empresas e famílias."

Por isso meus amigos é como diz o outro:

" Assim se faz Portugal, uns vão bem e outros mal"

4 comentários:

Zorze disse...

Pois é, umas das promessas bandeira do partido xuxialista.

Aonde é que eles estão?

Talvez as pessoas tenham percebido mal.
Onde se lê 150.000 empregos deveria se ler 150.000 desempregados.
Isto das Novas Oportunidades parece outra dessas promessas dos xuxialistas.

Beijos,
Zorze

Ana Camarra disse...

Que é dificil já percebemos todos, com os empenho que tem demonstrado a destruir o tecido social do pais em nome do lucro imediato e das ordens dos "donos".

Começa a estar mais que na hora de acordar!

beijos

Miguel disse...

" Assim se faz Portugal, uns vão bem e outros mal"

E cada vez mais, uns a enriquecer e outros a pagar a riqueza dos outros ...!

Bjks da M&M & Cª!

ferroadas disse...

Olá amiga

E agora, será que aquelas bocas se alimentam de palavreado?

Não era altura de mobilizar aquela gente e numa marcha gigantesca invadir o Terreiro do Paço e não sair de lá enquanto os seus problemas não estivessem resolvidos?

Onde estão os defensores do proletariado?

O POVO na sua soberana sabedoria, há-de arranjar formas de dar a volta.

BJS