Vamos

quinta-feira, outubro 09, 2008

" O Blogueiro anónimo "




Ao dar uma vista de olhos pelo o CM de ontem, deparei com um artigo do Exmo. Sr. Doutor Juíz desembargador Rui Rangel,
onde expõe a sua indignação contra os blogs anónimos.
Passo a citar algumas frases do dito artigo:
"...O blog que permite que a grande maioria dos blogistas se refugie no anonimato não é sério nem presta um relevante serviço à sociedade."
"... A característica específica dos blogs, assente no anonimato,
tem tambem servido para proteger gente cobarde e mesquinha, que se refugia nesta forma de comunicar para vinganças pessoais, para ofender a honra e o bom-nome das pessoas que dão a cara e não têm medo de pôr a assinatura em tudo o que fazem.
Esta gente rasteira que escreve sem se identificar só tem arte para discutir passoas e não ideias e principios ..."

Queria dizer ao Senhor Juiz Desembargador que infelizmente vivemos numa sociedade onde uns Podem dar a cara porque são poderosos e os outros têm esconder, porque se falam são perseguidos. O senhor devia saber melhor que ninguem que estas situações são cada vez mais usuais cá na terrinha. Quem tem dinheiro paga a justiça e tudo mais... quem não têm ou está calado ou infelizmente tem que se esconder atrás do anonimato com medo das represálias.

Muitos são aqueles que utilizam a internet porque não têm outra forma de se fazerem ouvir e como diz o senhor Juiz "há que aproveitar esta ferramenta multifuncional que promove uma nova forma de comunição, uma forma de expressão completamente livre."

Senhor Juiz com o devido respeito, em Portugal a liberdade de expressão é para TODOS mesmo que não gostemos com o modo em que ele seja expressa.

10 comentários:

Anónimo disse...

Mariazinha,...excelente post !! claro que o senhor Juíz e outras figuras públicas colocam o nome verdadeiro porque se querem mostrar e sabem que nunca sofrerão represálias como bem declaraste,...pelo contrário, até absolvem e oferecem indemnizações aos seus....!!! veja-se Pedroso...!! esse mesmo que queira não pode tapar a cara, já é muito conhecido....!!!!

Abraço e só para chatear o senhor juíz vou assinar com o meu nome de guerra...Mugabe !

AC disse...

o pavor desta gente,é terem compreendido que deixaram de ser os únicos a poder transmitir informação.
bye

Abrenúncio disse...

A verdade é que esse senhor caga postas de pescada de barriga cheia, porque os deesgraçados que não têm o "status" dele não podem dar-se ao luxo de tal coisa. Este país não é para gente honesta e séria, este país é para corruptos, vigaristas, sanguessugas e chupistas, são estes que podem dar a cara e fazer o que querem e o que lhes apetece, inclusivamente gozar com a justiça, que nada lhes acontece.
Saudações do Marreta.

Ana Camarra disse...

Pois eu por acaso conheço um Juiz que tinha um blogue, assinava com o nome dele, foi suspenso.
Concorde eu ou não com o que escrevia, é um facto que é uma quebra da liberdade de expressão.

beijos

Pata Negra disse...

Os cães ladram e a caravana passa.
Concorrência? Não, o problema tem a ver com verdade e com a vaidade!
Um abraço anónimo com muito gosto

O Pinoka disse...

Ele que crie um blog e exponha lá a opinião pessoal acerca do processo Casa Pia, Apito Dourado, etc. e depois assine por baixo.
Pagava para ver.
Ele há por aí uns corajosos...

Beijocas e bom fim-de-semana

paco disse...

Já não tenho dúvidas de que as classes possidentes estão claramente cagando para valores como "liberdade", "democracia", "justiça", embora se esforcem por passar essa imagem de gente preocupada com os outros. Mas estes gajos acham que somos todos imbecis?

Compadre Alentejano disse...

Esta gente, como Rui Rangel, são pela liberdade de expressão mas não para todos. Há os mais brancos e os menos brancos, de forma que estes últimos, se quiserem exprimir-se livremente terão que o fazer em blogues e anónimos...Porque, se puserem o nome, são logo ameaçados de processos em tribunal...
O sr.Rui Rangel percebe bem destas coisas...
Um abraço
Compadre Alentejano

j. manuel cordeiro disse...

É triste quando alguém ligado à justiça entra por estas facilidades da generalização. E ao que parece foi porque ele não gostou dumas bocas:

http://blasfemias.net/2008/10/08/anonimato/#comment-77475

Patrick disse...

Muito bom o texto!
Parabéns!
Esse blog esta nos meus favoritos.
Tenha um ótimo dia!