Vamos

segunda-feira, maio 04, 2009

Adeus Vasco Granja





"Vasco Granja, divulgador de banda desenhada e do cinema de animação em Portugal, morreu hoje aos 83 anos em Cascais.
Vasco Granja, que conduziu na RTP mais de um milhar de programas dedicado à animação e foi o último director da revista Tintim, morreu esta madrugada numa clínica de cuidados continuados em Cascais.

Vasco Granja ficou conhecido pelo programa televisivo que juntava o melhor de dois mundos da animação, da Disney e da produção independente da Europa, mas o amor pela BD e pelo cinema surgiu-lhe na infância.
Iniciando as emissões com um saudoso «Olá amiguinhos», Vasco Granja gravou cerca de mil programas entre 1974 e 1990, onde apresentou personagens como Bugs Bunny e a Pantera Cor-de-Rosa, mas também a animação que havia para lá das portas do castelo de Walt Disney. A maioria destes programas, intitulados «Cinema de Animação, terá sido apagada dos arquivops da televisão pública.

Através do programa, o público juvenil, agora adulto, tinha oportunidade de ver, por vezes sem compreender, histórias de bonecos de plasticina, sombras chinesas ou com ursos de peluche animados."

In DD

3 comentários:

TeeBee disse...

E mais uma das nossas referências desaparece.
Que fazeremos quando todas se forem???
Boa Noite

mescalero disse...

Já deixava saudade desde que deixou de ter o seu programa.

CARGA disse...

Deixem 'tar que mesmo que todas as nossas referências forem para o brejo, nós não ficaremos para semente... mas que seremos raíz de novas outras sementes que hão-de cá ficar a criar raízes, também. É assim que faço com o meu herdeiro. Sempre a CARreGAr

HASTA e CARreGA