Vamos

quarta-feira, dezembro 31, 2008

Viva o Marismo-Soarismo



«Eu sei que o Primeiro-ministro deu a entender que as coisas vão melhorar em 2009. Sobre certo aspecto ele tem razão, mas o grande problema é o desemprego e a falência das grandes empresas e das pequenas empresas, pequenas e médias empresas. Isso parece-me a mim gravíssimo»


«Sendo um ano de eleições pode haver muita espécie de revoltas, que poderão surgir a propósito de tudo e de nada. (...) O país poderá ficar ingovernável a partir de determinado momento»


«não gostaria de ver um ambiente político que, apesar de haver tantas eleições para o ano, se degradasse ao nível da conflitualidade que não é significativa, que não é importante».

Mario Soares in Sol

Lá está ele a pôr paninhos quentes e desculpabilizar os seus amiguinhos do governo.
Será que está com medo do povo?

domingo, dezembro 28, 2008

Stalin,Trotsky e Lenin

















Dêem as vossas ideias!

quarta-feira, dezembro 24, 2008

Natal dos Simples




Feliz Natal a todos os companheiros cibernautas !

domingo, dezembro 21, 2008

Chulos !!!!

Este governo está mais uma vez a "chular" a função pública. Agora decidiu conceder empréstimos bancários aos funcionários e aposentados que estejam em dificuldades.
Mais poeira para os olhos do povinho. Quanto irá pagar a mais quem contaír este empréstimo?
Quem lucrará com a concessão deste empréstimo?
Segundo reza a portaria o Estado propõe emprestar dinheiro para situações de emergência:
- Doença, funeral, compra ou arrendamento de casa, realização de obras e aquisição de equipamento doméstico.

É extraordinário como se mete a saúde no mesmo saco da aquisição de um frigorifíco!

quinta-feira, dezembro 18, 2008

quarta-feira, dezembro 17, 2008

O NOSSO TEMPO



Vivemos tempos difíceis, tempos de grandes desigualdades. Aos poucos perdemos todos os dias o nosso sonho de felicidade, igualdade e, porque não, também de fraternidade. Vivemos num país com uma história cheia de feitos e glórias, com uma democracia ainda criança, onde andamos todos à procura do sentido da palavra democracia.

Nunca pensei que os ideais de Abril desenbocassem neste lodaçal em que nos encontramos. Somos portugueses vaidosos, presunçosos, atrasados, desorganizados, corruptos, invejosos, mas também somos capazes, empreendedores, honestos, lutadores, solidários e trabalhadores.

Existe, no entanto, um déficite de cidadania que é muito oportuno para que nos tem governado ao longo destes anos. Poderia aqui apresentar uma série de exemplos do nosso “atraso” como cidadãos, mas deixo para outra oportunidade. Aquilo que quero dizer é que não se pode chegar a consensos quando ainda se vive em ignorância. Vivemos tempos de ricos imensamente ricos e pobres cada vez mais envergonhados. Vivemos tempos em Portugal em que ainda é mais importante ter um automóvel, ter um filho doutor, ou roupas de marca XPTO. Vivemos ainda muito de aparências, triste sina a nossa!

Depois há a “corte”, onde vivem os “escolhidos” de apelidos mediáticos, que são os mesmos há anos e anos, usufruindo de ganhos fabulosos, e onde as Kikis e as Kákas casam com grandes empresários que gerem as empresas explorando os trabalhadores, pondo os seus enormes lucros em paraísos fiscais, renunciando assim à sua contribuição para o progresso do país. Neste triste e consentido regabofe também lucram a maior parte dos governantes e políticos.

Tenho esperança que os meus concidadãos se comecem a interessar pelo seu país, organizando-se na troca de ideias, objectivos, vontades e trajectos, de forma a alterar o rumo perdido que temos vindo a seguir. Eu, por mim, acredito que a esperança é sempre a última a morrer e, como tal, continuo a lutar. Que cada um lute à sua maneira, mas lute!

domingo, dezembro 14, 2008

As Esquerdas

Realizou-se o tão "falado" fórum das esquerdas.

Já é tempo de se discutir de forma, construtiva e civilizada, a esquerda portuguesa.
Existe um preconceito, como se de clubes de futebol se tratasse,
em criar uma plataforma de entendimento entre as diversas forças de esquerda.
Já tentei, por diversas vezes, encontar consensos e tem sido difícil. Hoje foi importante ouvir Manuel Alegre, Francisco Louçã e Carvalho da Silva, preocupados com o rumo das nossas esquerdas.
Está na hora de agir e de nos unirmos!

«Não se trata de reescrever a história que está escrita, nem novos dogmas. Ninguém é proprietário da esquerda, ninguém tem o monopólio da verdade, ninguém é dono do futuro», frisou Manuel Alegre, acrescentando: «A nossa força está na nossa pluralidade,nas nossas diferenças, e na capacidade de construir convergências.
A reconfiguração da esquerda implica a capacidade e a vontade de construir uma perspectiva alternativa de poder».
«Este é um tempo de crise, em que não se pode ser neutro. Tempo de coragem», frisou, salientando que «é preciso ter coragem para estar ao lado dos desempregados e desfavorecidos e não, para à custa dos dinheiros públicos, salvar um banco privado que administra grandes fortunas».

quarta-feira, dezembro 10, 2008

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Assim vai a terrinha...













Hoje 1 de Dezembro celebra-se a restauração da Independência, designação dada à revolta iniciada neste de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança.

Neste dia passado vários séculos, temos um governo autoritário que nos governa a partir de uma corte de luxo . O povinho esse é distraído por vários bobos:


Ele é a "coitadinha" que tem que trabalhar pois vai ter gémeos, que peninha eu tenho dela...

Vem depois a bola e os "leões" que já vão em 3ºlugar !!!

O Palma que foi curtir para Las Vegas...


A Ferreira que se move qual mumia paralítica, nem sim nem não.

Enquanto isto o PCP celebrou mais um congresso e elegueu mais um Comité Central mas desta vez sem a aprovação de todos os camaradas. Para ser um partido mais forte o PCP declina plataformas de entendimento com outras organizações de esquerda que não sejam Marxistas-Leninistas.
Enquanto isto cá vou trabalhadando,contribuíndo assim para o progresso do país...