Meus amigos o que a seguir vos vou contar parece mentira, mas não, é verdade!
Um cidadão estrangeiro que adoeça em Cascais e vá às urgências do hospital é atendido sem ter de pagar um cêntimo!
Poderão pensar que se trata de uma cortesia governamental para promover o turísmo na Costa do Estoril. Não meus amigos, eis como reina a bandalheira nos hospitais públicos que todos nós portugas, pagamos.
Quando um estrangeiro se dirige às urgências, em vez de lhe pedirem que pague para poder ser atendido, pedem-lhe a morada para posteriormente lhe enviarem a factura. Se pensam que pedem a morada do país de origem estão enganados. A morada pedida é do hotel onde está hospedado. Quando as facturas chegam ao hotel o cliente já está na terra dele. Claro está que o hospital nunca vai receber dinheiro nenhum referente aos tratamentos efectuados ao "camone". Depois de alertar os serviços financeiros do hospital de Cascais, ainda tiveram a lata de dizer que " isso não é conosco, é com as urgências"!
Mas não é só em Cascais, o Hospital S. Francico Xavier até tem uma firma de contencioso a tratar destes processos, ou seja, mandam facturas que nunca serão pagas.
Isto é mais que vergonhoso é um atentado à nossa inteligência. Depois saem-se com ideias brilhantes como aumentar taxas moderadoras e taxar os internamentos. Os senhores do governo que aprendam a gerir os dinheiros públicos em vez de mandarem constantemente o Zé Povinho apertar o cinto.