Vamos

segunda-feira, março 15, 2010

Chupistas oficiais



A Rede Eléctrica Nacional, S.A. (REN) vai atribuir um bónus a José Penedos pelo seu desempenho em 2009, a proposta foi avançada pela Parpública.
Mesmo após ter sido suspenso da presidência e sujeito a caução de 40 mil euros pelo juiz de instrução do processo Face Oculta, a Parpública, sociedade gestora de participações sociais de capitais exclusivamente públicos, foi quem avançou com a proposta que foi aprovada nesta segunda-feira em assembleia geral.

A proposta aprovada hoje em assembleia-geral incluía o corte em 50% do montante máximo do bónus e passou contra a vontade dos accionistas privados, que representaram 40% dos votos, a proposta também inclui o mandato de Rui Cartaxo, que termina em 2012. Segundo Filipe de Botton, da Logoenergia, empresa que detém 8,4% da REN, "Em 2009, o conselho executivo, na altura liderado por José Penedos, não soube antecipar os problemas mais conhecidos por Face Oculta. Em consequência nós votamos contra qualquer atribuição de bónus, independentemente dos resultados da empresa".

Até o momento os prémios dos gestores da REN tinham tecto máximo equivalente a 12 salários, sendo agora limitado a seis ordenados, o prémio de 2009 seria atribuído pelas novas regras. Segundo Botton: "Desde o primeiro momento que não concordamos com a política de atribuição de vencimentos da REN. De uma forma geral, achamos que não está bem definida, discordamos com o facto de não serem atribuídos objectivos personalizados a cada um dos membros do conselho executivo".

O executivo da Logoenergia afirmou ainda que "um conselho executivo que não soube antecipar os problemas da Face Oculta não merece qualquer tipo de bónus, reduzido a 50 por cento ou qualquer um. É zero!", disse Filipe de Botton. "Achamos que é uma pouca vergonha, mas penso que o conselho executivo em funções, independentemente da proposta da Parpública, irá abdicar do prémio".

A REN tem um passivo enorme e ainda assim o Estado atribui prémios de desempenho.No meu entender faria sentido atribuir os tais prémios se os gestores conseguissem liquidar dividas.Quanto ao caso do sr.Penedos, por uma questão de transparência, deveria ficar a aguardar o desfecho do caso pendente em tribunal.



Abram os olhos portugueses, exijam respeito!

segunda-feira, março 08, 2010

A mulher no seu dia


Hoje dizem que é de homenagem aquelas que em 1857 fizeram greve reivindicando a redução do horário de trabalho de 16 para dez horas.
Actualmente a situação das mulheres trabalhadoras, quando falo em trabalhadoras falo naquelas mulheres que recebem o ordenado minimo, trabalhando com horários feitos a bel prazer do patrão e com contratos precários.
Desde estágios não remunerados, falsos recibos verdes e más condições de trabalho, são as mulheres as mais afectadas. Em Portugal existem mais de 260 mil jovens trabalhadores desempregado, 53% dos quais são raparigas. Portugal trata muito mal as suas cidadãs.